Tribunal Constitucional espanhol suspende referendo na Catalunha

Tribunal Constitucional espanhol suspende referendo na Catalunha

O Tribunal Constitucional espanhol suspendeu o referendo de independência da Catalunha. Uma decisão tomada em tempo recorde. Em reação, o presidente do governo autónomo da Catalunha considerou o Estado espanhol como uma entidade hostil aos interesses da região. Nas ruas de Barcelona houve manifestações contra a decisão.

A consulta tinha sido aprovada pelo parlamento da Catalunha, liderado por Artur Más há cerca de duas semanas mas agora o tribunal constitucional rejeita «em tempo recorde» a consulta popular que tinha sido marcada para o dia 9 de novembro.

O governo de Mariano Rajoy tinha pedido no início da tarde aos juízes do Constitucional para deliberarem sobre a matéria. Os magistrados não precisaram de muito tempo. Em poucas horas os 12 elementos do Tribunal Constitucional chegaram a uma decisão. A justificar a pressa, explica o tribunal, está a «transcendência constitucional e política» do referendo catalão.

Artur Mas criticou esta urgência inédita do tribunal constitucional. O presidente do governo autónomo da Catalunha considerou o Estado espanhol como uma entidade hostil aos interesses da região. A consulta popular de 9 de Novembro pretendia a criação do estado catalão e a independência em relação a Espanha.