Espanha confirma 1.º contágio do vírus na Europa

Espanha confirma 1.º contágio do vírus na Europa

Em Espanha, foi confirmado o primeiro caso de contágio do vírus ébola na Europa. O jornal El Pais avança que as duas análises a uma enfermeira, que apresentava sintomas do vírus, deram positivo para ébola.

A enfermeira faz parte de uma equipa do Hospital Carlos III, em Madrid, que tratou um missionário espanhol que tinha contraído o vírus em África. O missionário, Manuel Garcia Viejo, acabou por morrer no passado dia 25 de setembro.

A enfermeira deu entrada esta segunda-feira no Hospital de Alcorcon que, por causa do elevado risco de contágio, já ativou o protocolo de segurança previsto para situações deste tipo.

A ministra da Saúde, Ana Mato, afirma que as autoridades sanitárias estão a “trabalhar para averiguar qual foi a fonte do contacto; a verificar se todos os protocolos foram seguidos à risca” e garantiu que serão “colocados à disposição dos médicos, enfermeiros” e restante pessoal, “todos os meios necessários para enfrentar esta situação”.

Até agora, todos os casos conhecidos de ébola eram de pessoas que foram infetadas em África, onde o vírus já provocou perto de 3500 mortes.