Resultado do ébola deu negativo das análises à doente internada no Porto

Resultado do ébola deu negativo das análises à doente internada no Porto

O resultado das análises à doente que ontem foi internada no Hospital S. João no Porto, com suspeita de ébola, foi negativo, confirmou à TSF o diretor-geral de Saúde.

Não há sinais de qualquer doença relacionada com o ébola. Naturalmente a doente tem uma condição que está a ser investigada, mas não se trata da doença por vírus ébola», avançou Francisco George.

Trata-se de uma doente que regressou há poucos dias de um país africano. «Os critérios epidemiológicos são absolutamente obrigatórios para validar uma investigação. É preciso ter em conta onde esteve e quando esteve. O onde é uma região afetada [pelo ébola] e o quando é nos últimos 21 dias, então o caso associado aos critérios clínicos é validado para ser investigado», explicou o diretor geral de Saúde.

Esta manhã, a diretora clinica do Hospital de S. João, no Porto, disse à RTP que a doente se deslocou até ao hospital «pelo próprio pé», enviada por um serviço de saúde privado.

Margarida Tavares alertou a população para que «em caso de dúvida, mesmo que vaga», deve contactar a linha de Saúde 24 para «poderem ser transportadas e dar entrada de forma mais segura» nos serviços dos hospitais de referência. Um apelo reforçado à TSF por Francisco George.