Diplomacia Europeia tem nova responsável

Diplomacia Europeia tem nova responsável

Frederica Mogherini é a nova Alta Representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança.

Antes de ser nomeada como a responsável pela diplomacia europeia, Federica Mogherini foi ministra dos Negócios Estrangeiros em Itália durante nove meses. Foi a terceira mulher a ocupar este cargo e, com apenas 41 anos, a mais jovem.

Eleita deputada nacional em 2008, assumiu a presidência da delegação italiana na assembleia parlamentar da NATO. A sua nomeação agora como responsável europeia gerou várias críticas, sobretudo dos países bálticos e da Polónia que a consideram próxima da Rússia no contexto do conflito ucraniano. Mogherini defendeu-se, relembrando que a primeira viagem que fez enquanto ministra durante a presidência europeia foi a Kiev e depois a Moscovo.

Como a própria declarou, o papel do Alto Representante para a Política Externa e Segurança consiste em dar orientações estratégicas aos parceiros, no sentido de procurar um consenso europeu que permita à União Europeia ter uma influência a nível mundial. A britânica Catherine Ashton, que a precedeu no lugar, conseguiu um acordo preliminar com o Irão, por exemplo, na questão do nuclear. Também mediou as conversações entre o Kosovo e a Sérvia.

Na qualidade de vice-presidente da Comissão Europeia, Mogherini deverá igualmente assegurar a coordenação do serviço de ação externa da União Europeia, um corpo diplomático que integra 3400 pessoas, tem 140 delegações no mundo inteiro, e um orçamento em 2013 de 508 milhões de euros.”