Tsipras já fechou novo governo grego

Tsipras já fechou novo governo grego

O novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, já fechou o elenco do seu Governo de dez ministros, com o economista Yanis Dragasakis como “vice” para a área económica.

Dragasakis ficará encarregado de negociar com a Troika da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional e supervisionará todos os ministérios com intervenção na economia.

O líder do partido Gregos Independentes, o nacionalista e parceiro de coligação do Syriza Panos Kammenos, ficará com a pasta da Defesa.

O ministro das Finanças do Governo de coligação Syriza/Gregos Independentes será o economista greco-australiano Yanis Varufakis, que entre 2004 e 2006 foi assessor económico do Governo do socialista Georges Papandreou.

Yorgos Stathakis dirigirá um megaministério que se chamará da Economia, Infra-estruturas, Marinha e Turismo, com as áreas do fomento, competitividade, marinha, mar Egeu, turismo, infra-estruturas, transportes e redes.

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros será Nikos Kotzias, ex-comunista e conselheiro de Papandreou até ao resgate financeiro da Grécia, em 2010.

Alexis Tsipras, empossado na segunda-feira como primeiro-ministro depois da vitória do Syriza nas eleições de domingo, reduziu de 18 para 10 o número de ministérios do Governo grego, um dos seus compromissos eleitorais.

A cerimónia de posse do novo governo decorrerá terça-feira no palácio presidencial.