Putin anuncia acordo de cessar-fogo na Ucrânia

Putin anuncia acordo de cessar-fogo na Ucrânia

O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou um acordo de cessar-fogo no leste da Ucrânia. O entendimento foi alcançado após 16 horas de difíceis negociações, que tiveram lugar em Minsk, na Bielorrússia.

As tréguas entram em vigor a partir do próximo domingo, dia 15, define o entendimento alcançado esta quinta-feira de manhã pelos chefes de Estado da Ucrânia, Rússia, Alemanha e França.

"Conseguimos alcançar um acordo em relação às principais questões", revelou o Presidente russo nas primeiras declarações aos jornalistas.

Vladimir Putin concordou com a retirada de armamento pesado da zona de fronteira entre a Ucrânia e a Rússia.

O Presidente russo sugere ainda ao Governo de Kiev uma revisão da Constituição ucraniana, de modo a garantir o respeito pela população do leste do país.

A cimeira de Minsk juntou na mesma mesa Vladimir Putin e os presidentes da Ucrânia Petro Poroshenko e da França François Hollande e a chanceler alemã Angela Merkel.

De acordo com o Presidente Poroshenko, o grupo de contacto formado pela Rússia, Ucrânia e OSCE assinou um documento com as principais conclusões da cimeira.

Durante a reunião a Ucrânia foi confrontada com "várias condições inaceitáveis", sublinhou o chefe de Estado ucraniano, mas foi possível alcançar um entendimento.

Os quatro presidentes manifestaram o respeito pela soberania da Ucrânia e integridade territorial, avança fonte do Kremlin citada pela agência Reuters.

A guerra no leste da Ucrânia, entre as forças governamentais e os rebeldes pró-russos, provocou a morte a cerca de 50 pessoas nas últimas 24 horas. Mais de cinco mil foram mortas desde o início do conflito.

Em Setembro do ano passado as partes em conflito assinaram um acordo de cessar-fogo, que nunca foi inteiramente respeitado e os combates subiram de tom nas últimas semanas.