Turquia afirma ter detido espião duplo do EI e de um país ocidental

Turquia afirma ter detido espião duplo do EI e de um país ocidental

A Turquia afirma ter detido o homem que ajudou três adolescentes a escaparem para a Síria no mês passado.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, o indivíduo seria um espião duplo, de nacionalidade síria, que trabalharia quer para o grupo Estado Islâmico, quer para um país da coligação militar norte-americana.

Ancara não quis precisar de que país se trata, mas fontes turcas afirmam que o indivíduo teria tentado obter no passado um passaporte canadiano.

“Há pessoas que trabalham para os dois lados, para os serviços secretos. O exemplo mais recente é a pessoa que ajudou as três raparigas britânicas a entrar na Síria. O indivíduo trabalha para os serviços secretos de um país da coligação, mesmo que seja um cidadão sírio”, afirmou Mevlut Cavusoglu.

As três raparigas com idades entre 15 e 16 anos tinham escapado de casa, cruzando o aeroporto de Londres e o de Istambul sem serem importunadas, antes de cruzarem a fronteira síria.

A Turquia, que tinha sido acusada de não controlar a entrada de possíveis jihadistas, pede agora mais cooperação à UE e Estados Unidos para travar o fluxo de combatentes estrangeiros para as fileiras do grupo Estado Islâmico.