Está tudo em aberto nas eleições legislativas no Reino Unido

Está tudo em aberto nas eleições legislativas no Reino Unido

A semana das eleições legislativas, apenas os líderes de três dos principais partidos políticos britânicos – conservadores, trabalhistas e liberais democratas – foram convidados para participar num programa televisivo e responder às dúvidas do eleitorado.

Muitos já criticaram a decisão da estação de televisão pública britânica que deixou de fora Nigel Farage, Natalie Bennett e Nicola Sturgeon.

De acordo com as últimas sondagens, muitos eleitores continuam indecisos e tanto os trabalhistas, liderados por Ed Miliband, como os conservadores, encabeçados por David Cameron, podem vencer as eleições.

O escrutínio vai ser acompanhado de perto por Bruxelas já que em jogo está, também, a permanência do Reino Unido na União Europeia.

Miliband defende a continuidade, Cameron um referendo em 2017.

A saída da União Europeia vai, certamente, dominar o tempo de antena dado, entretanto, pela BBC ao líder do UKIP, Partido da Independência do Reino Unido depois da queixa apresentada contra a estação.

Os votos da Escócia podem ser decisivos nas eleições agendadas para sete de maio. Uma sondagem publicada por uma televisão local revela que o SNP, Partido Nacional Escocês pode conquistar todos os assentos disponíveis em Westminster.