Papa pede a Putin um sincero e grande esforço pela paz

Papa pede a Putin um sincero e grande esforço pela paz

O Papa Francisco recebeu em audiência privada no final da tarde desta quarta-feira (10/06), na Biblioteca do Palácio Apostólico, o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin. É o segundo encontro entre os dois líderes, após o realizado em 25 de novembro de 2013. A crise na Ucrânia e a situação no Oriente Médio estiveram no centro dos colóquios.

O Presidente russo chegou ao Vaticano com 50 minutos de atraso, sendo guiado pelo Prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Ganswein, com quem trocou algumas palavras em alemão. O Santo Padre o recebeu, saudando-o com um “bem-vindo”. Após, o encontro reservado na Sala da Biblioteca. Segundo o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, o encontro teve início às 18h15min e durou cerca de 50 minutos.  No encontro, o Papa afirmou que "é necessário empenhar-se em um sincero e grande esforço para realizar a paz”. O Pontífice pediu que “todas as partes devem se comprometer em cumprir os acordos de Minsk”. Outrossim, acrescentou o jesuíta, o Papa Francisco definiu como “essencial o empenho em resposta à grave situação humanitária que deve ser enfrentada, assegurando, entre outros, o acesso aos agentes humanitários e com a contribuição de todas as partes para uma progressiva distensão da região”.

Em relação ao Oriente Médio, especialmente no Iraque e Síria, foi confirmada a urgência em se buscar a paz com o interesse concreto da comunidade internacional, assegurando ao mesmo tempo as condições necessárias para a vida de todos os componentes da sociedade, incluídas as minorias religiosas, em particular os cristão.

No momento da troca de dons, ao final da reunião, Putin doou ao Pontífice um quadro com um bordado feito à mão da Basílica de São Salvador. O intérprete de Putin explicou ao Pontífice que “esta é a igreja de São Salvador, que havia sido destruída na época soviética e após reconstruída”. O Papa, por sua vez, presenteou o líder russo com um medalhão do artista Guido Veroi, que representa o anjo da paz e convida à construção de um mundo de solidariedade e de paz fundado na justiça, e uma cópia da Exortação Apostólica Evangelii gaudium.

Na despedida, Putin disse a Francisco “foi um grande prazer, uma honra encontrá-lo. Até logo”. O Pontífice agradeceu com “danke” (obrigado, em alemão).