Reino Unido obriga proprietários de imóveis a expulsarem imigrantes sem papéis

Reino Unido obriga proprietários de imóveis a expulsarem imigrantes sem papéis

Proprietários de imóveis deverão expulsar de suas casas inquilinos que não tenham direito de residência no Reino Unido, sem necessidade de autorização judicial e sob ameaça de sanções que incluem até uma sentença de cinco anos de prisão. A medida, que será introduzida na nova lei de imigração do país, foi anunciada nesta segunda-feira, numa tentativa do governo de David Cameron de projetar uma imagem de firmeza diante das críticas recebidas pela gestão da crise migratória de Calais. Todas as noites, centenas de imigrantes invadem o terminal francês do Eurotúnel tentando chegar ao território britânico pelo Canal da Mancha.

- As ruas do Reino Unido não estão pavimentadas de ouro - disse a ministra do Interior britânica, Theresa May, em uma declaração que resume as tentativas de seu governo de dissuadir imigrantes que lotam o porto francês de Calais clandestinamente.

O Ministério do Interior britânico informará os nomes dos inquilinos que não têm direito de permanecer no país, instruindo os proprietários dos imóveis a expulsá-los de casa. Caso não cumpra a norma, os proprietários poderiam receber uma multa ou pena de até cinco anos de prisão. Além de outras medidas, o pacote legislativo contra a imigração ilegal, anunciado em maio passado, converte em crime o ato de empregar imigrantes sem documentos.

Uma associação de proprietários que alugam imóveis advertiu que a aplicação da nova regra poderia levar a situações de violência.

- Um imigrante ilegal é uma pessoa desesperada em uma situação desesperadora, e isso nos leva a ações também desesperadas. Nós enfrentamos o risco de que (o inquilino) tente ficar por todos os meios, incluindo o uso da força - avaliou o diretor-executivo da associação, Richard Lambert.

O ministro das Comunicações, Greg Clark, argumentou que a medida pretende lutar contra os proprietários que se enriquecem com a imigração ilegal, exploram pessoas vulneráveis e minam o sistema de imigração.

A difícil situação em ambos os lados do Canal da Mancha impede precisar o número exato de pessoas que conseguiram entrar ilegalmente no Reino Unido desde o início da crise de Calais. As autoridades de Kent estimam que, na última semana, houve 3.500 tentativas de entrada no túnel, que liga o país à França.

Incapazes de lidar com o elevado número de requerentes de asilo, os serviços sociais de Kent, no lado britânico do Eurotúnel, estão pagando £150 a taxistas locais para levarem imigrantes a Londres, informou o jornal britânico “Daily Telegraph” nesta segunda-feira.

Cerca de 1.700 tentativas de entrada no túnel foram registradas durante a noite, e um policial francês antimotim ficou ferido por apedrejamento, disseram as autoridades.