Hospital de Madrid testa vacina contra o Ébola

Hospital de Madrid testa vacina contra o Ébola

Desde Setembro que um hospital de Madrid testa uma vacina contra o Ébola com um “alto nível de eficácia” segundo a OMS.

Cerca de 40 voluntários saudáveis participam no teste, no hospital La Paz da capital espanhola, e em paralelo, nos Estados Unidos, depois da vacina ter sido administrada com sucesso a 4 mil pessoas na Guiné Conacri.

Para o responsável dos testes, José Ramon Arribas, “Qualquer vacina tem de funcionar com apenas uma dose e tem de poder ser aplicada no terreno. Seria um avanço enorme no combate às epidemias”.

O ensaio clínico com um vírus animal ao qual foi adicionado proteína de vírus ébola, sem perigo de contágio, deverá prolongar-se até janeiro e pretende medir a criação de anticorpos e os efeitos secundários em organismos saudáveis.

Um dos voluntários testemunha os efeitos da vacina, “uma ligeira subida da febre a 37o, mas nunca acima de 38 graus. Mas desapareceu rapidamente”.

O teste ocorre depois de 27 pacientes de Ébola terem sido curados, durante a epidemia de há um ano, todos com métodos de tratamento diferentes.

Uma cura ainda tão incerta quanto a vacina, quando um estudo divulgado esta quinta-feira, demonstra que o vírus pode resistir nos fluídos corporais dos sobreviventes de Ébola, até nove meses depois dos primeiros sintomas.