Cimeira da ONU sobre o clima inicia na França

Cimeira da ONU sobre o clima inicia na França

Começou oficialmente na manhã desta segunda-feira (30) a Cimeira das Nações Unidas sobre o clima ou COP21 na localidade francesa de Le Bourget, região metropolitana de Paris.

Os cerca de 150 Chefes de Estado e de Governo, acompanhados pelas comitivas dos diferentes países, foram recebidos pelo Presidente Hollande. Presentes estão também elegações representantes da sociedade civil, como organizações de defesa do meio ambiente.

O encontro, com o objectivo de conseguir o primeiro acordo universal e de carácter vinculativo com medidas para lutar contra as mudanças climáticas, começou com algumas notas de optimismo nos discursos da abertura oficial. Cerca de 20 países, entre os quais se encontram os mais povoados e que mais contaminam o planeta, anunciaram que iriam investir mais em energias consideradas amigas do ambiente. Foi o caso dos EUA, a China, a Indonésia e o Brasil.

As intervenções começaram com um minuto de silêncio pelas vítimas de atentados terroristas em todo o mundo, momentos antes do discurso oficial do Presidente francês, François Hollande”, que deixou uma mensagem de esperança:

“Vivemos um dia histórico. Nunca uma cimeira como esta acolheu tantos chefes de Estado de tantos países. Mas nunca… e digo bem, nunca, o tema central de um encontro internacional como este se revelou tão importante. A vossa presença enche o Mundo uma enorme esperança e não podemos decepcionar ninguém.”

Hollande lembrou ainda a todos os presentes que o planeta aguarda pelos resultados do encontro dos seus líderes:

“O Mundo inteiro e milhares de Seres Humanos estão com olhos postos em Paris.”