“Time” elege Merkel como personalidade do ano 2015

“Time” elege Merkel como personalidade do ano 2015

A chanceler alemã mostra "firmeza contra a tirania“ e capacidade “para fornecer uma forte liderança moral num mundo em que ela escasseia".

A chanceler alemã foi eleita personalidade do ano 2015 pela "Time". A revista norte-americana considera que Angela Merkel desempenhou um papel central em vários acontecimentos deste ano, nomeadamente na crise dos refugiados.

"A mais poderosa líder europeia é uma refugiada de um tempo e de um lugar onde o seu poder seria inimaginável", a República Democrática Alemã, escreve a publicação.

"A chanceler alemã pediu mais ao seu país do que a maioria dos políticos se atreveria", escreve a "Time", que elogia a "firmeza contra a tirania“ e a capacidade de Merkel “para fornecer uma forte liderança moral num mundo em que ela escasseia".

Na corrida ao título estavam o candidato republicano à presidência dos EUA Donald Trump, o líder do autodenominado Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi, o Presidente do Irão Hassan Rouhani e o fundador da Uber Travis Kalanick.

No ano passado, a revista não elegeu um rosto, mas vários. A distinção foi para “Os combatentes do ébola”, médicos, enfermeiros, missionários e todas pessoas que combateram o vírus, na África Ocidental.

A designação da "personalidade do ano" é uma tradição anual da "Time", desde 1927, e a figura escolhida é a capa da edição de final de ano da revista.

Em 2013, o Papa Francisco foi eleito a personalidade do ano e, em 2012, o título foi para o Presidente Barack Obama.