“A paz é o que se pede aos políticos”, disse o Papa a Marcelo Rebelo de Sousa

“A paz é o que se pede aos políticos”, disse o Papa a Marcelo Rebelo de Sousa

O Papa Francisco recebeu esta manhã o presidente da República Portuguesa em audiência durante 30 minutos e disse-lhe que “a paz é que se pede aos políticos”.

Marcelo Rebelo de Sousa ofereceu ao Papa uma coleção de seis casulas (paramentos usados pelo sacerdote na celebração da Missa) desenhadas por Siza Vieira e um Registo de Santo António de uma coleção privada do presidente da República.

Na troca de presentes, o Francisco ofereceu a Marcelo Rebelo de Sousa a edição em português da encíclica “A Alegria do Evangelho” e do documento do Papa sobre “o cuidado da casa comum”, a a carta encíclica “Laudato sí”.

Como acontece habitualmente com os chefes de Estado, Francisco ofereceu também a Marcelo Rebelo de Sousa um medalhão do seu pontificado com dois ramos de oliveira entrelaçados, símbolo da paz.

Na troca de lembranças entre o Papa e o presidente da República Portuguesa, Francisco acentuou esse compromisso pela paz, pedido aos responsáveis pela política.

 “A paz é o que se pede aos políticos”, afirmou o Papa.

Depois da audiência com o Papa, Marcelo Rebelo de Sousa foi também recebido pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Presidente da República visitou também a Basílica de São Pedro, onde passou pela Porta Santa do Jubileu da Misericórdia, deteve-se diante da Pietà de Michelangelo e rezou no túmulo do Papa São João Paulo II.

O programa da deslocação do presidente da República ao Vaticano incluiu também uma visita à Capela Sistina; depois, Marcelo Rebelo de Sousa fala aos jornalistas na residência da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé.