Chefes da diplomacia europeia reúnem-se em Berlim para discutir saída do Reino Unido

Chefes da diplomacia europeia reúnem-se em Berlim para discutir saída do Reino Unido

Líderes da diplomacia dos seis países fundadores da União Europeia reuniram-se este sábado em Berlim para discutirem a saída do Reino Unido da União Europeia.

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Marc Ayrault, apelou a uma conclusão rápida das negociações dizendo que seria no interesse de todas as partes.

O anfitrião do encontro, Frank-Walter Steinmeier, defende que é preciso evitar decisões precipitadas.

“Não devemos precipitarmo-nos e agir como se conhecesse-mos as respostas mas, após a decisão britânica, não devemos cair na depressão e inactividade”.

Na quinta-feira os britânicos votaram a favor da saída da União Europeia, uma decisão que levou à demissão do primeiro-ministro David Cameron.

Para o ministro holandês dos negócios estrangeiros, agora é necessário virar a página.

“Não penso que o euroceticismo ou as opiniões sobre a Europa no meu país sejam diferentes dos outros. As pessoas têm que ver os resultados da Europa, penso que é essencial, mas é preciso virar a página; não queremos um vazio e é importante iniciar quanto antes e de boa-fé as negociações com o Reino Unido”, disse Bert Koenders.

Em declarações prestadas a um jornal alemão, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, adiantou igualmente que cabia à Grã-Bretanha escolher que tipo de relação queria com a União Europeia mas que desta feita não podia apenas escolher apenas o que lhe convinha.

Na segunda-feira está previsto um encontro entre a chanceler alemã, o presidente francês e o primeiro-ministro italiano, encontro que antecede o Conselho Europeu de dois dias previsto para terça-feira.