Reino Unido anuncia muro para bloquear refugiados de Calais

Reino Unido anuncia muro para bloquear refugiados de Calais

O Reino Unido construirá um muro na cidade francesa de Calais para bloquear refugiados que tentam chegar ao país, anunciou o governo nesta quarta-feira. As obras deverão começar ainda neste mês, segundo autoridades, na localidade que concentra milhares de refugiados na Selva, como é conhecido o campo de refugiados de Calais por conta das suas péssimas condições humanitárias. O objectivo é evitar que os imigrantes continuem a pular em caminhões em seu caminho ao território britânico.

Com 4 metros de altura e 1 quilômetro de extensão, o muro deverá ser finalizada ainda neste ano. Segundo o governo, a obra é parte de um pacote com a França, cujo orçamento é de 17 milhões de euros.

- Nós já fizemos uma cerca, agora vamos fazer o muro-disse o ministro da Imigração britânico, Robert Goodwill. - As pessoas ainda estão passando. A segurança que estamos implementando está sendo reforçada com equipamentos melhores.

Nesta semana, caminhões e tractores bloquearam as estradas perto de Calais em um protesto pelo fechamento da Selva. Os motoristas reclamavam dos refugiados que começaram a recorrer a táticas perigosas para obrigar os veículos a frear e deixá-los subir na parte traseira. Alguns lançam ramos de árvores e outros objectos. A prática representa um risco aos caminhoneiros e aos seus próprios autores. Sete imigrantes já morreram durante este ano nas estradas.