Mundo reage a eleição de Guterres como novo secretário-geral da ONU

Mundo reage a eleição de Guterres como novo secretário-geral da ONU

António Guterres será o próximo secretário-geral das Nações Unidas.

O antigo primeiro-ministro português venceu e evitou qualquer voto contra dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, com poder de veto, na sexta votação para ser indicado o próximo secretário-geral das Nações Unidas.

Na presença de todos os embaixadores, o representante russo fez o anúncio.

“Hoje, depois da sexta votação, temos um claro favorito e o seu nome é António Guterres. E decidimos realizar um voto formal amanhã de manhã, às 10, e esperamos que possa ser feito por aclamação. Amanhã haverá voto por aclamação e desejamos boa sorte ao senhor Guterres no desempenho das funções de secretário-geral das Nações Unidas nos próximos cinco anos”, anunciou Vitali Churkin.

O comunicado das Nações Unidas por ser lido aqui

Depois de cinco votações em que os votos dos 15 membros eram indiscriminados, os votos dos membros permanentes (China, Rússia, França, Reino Unido e Estados Unidos) foram destacados pela primeira vez, ficando visível algum em caso de veto.

Para o antigo Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados ser formalmente recomendado à eleição na Assembleia Geral, o Conselho de Segurança precisa de adotar a resolução com pelo menos nove votos a favor e nenhum veto.

António Guterres venceu as cinco primeiras votações para o cargo, que aconteceram a 21 de Julho, 05 de Agosto, 29 de Agosto, 09 de Setembro e 26 de Setembro.