Francisco vai ser o terceiro Papa a usar aeroporto de Monte Real

Francisco vai ser o terceiro Papa a usar aeroporto de Monte Real

O Papa Francisco vai tornar-se esta Sexta-feira o terceiro pontífice católico a usar a base de Monte Real, a cerca de 40 quilómetros de Fátima, para uma peregrinação ao Santuário da Cova da Iria.

A viagem vai começar às 14h00 (hora de Roma, menos uma em Angola), no aeroporto de Fiumicino, seguindo o voo papal para Monte Real, onde tem chegada previstas para as 16h20 locais.

Ainda em Monte Real decorre a cerimónia de boas-vindas e, às 16h35, um encontro privado com o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

A comitiva que vai acompanhar o Papa no Santuário de Fátima, integra 35 pessoas, entre bispos portugueses e membros da Cúria Romana.

A página oficial da visita do Papa Francisco a Portugal destaca a presença dos cardeais portugueses D. José Saraiva Martins e D. Manuel Monteiro de Castro, que vivem no Vaticano.

De Roma viajam também o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, responsável pelo setor dos santuários na Igreja Católica, D. Rino Fisichella, os dois médicos pessoais de Francisco, o secretário e o cerimoniário, acrescenta a página papa2017.fatima.pt.

À espera do Papa em Portugal vão estar o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, o núncio Apostólico, D. Rino Passigato, e o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, que também fazem parte da comitiva do pontífice argentino.

D. Manuel Linda, bispo da Diocese das Forças Armadas e de Segurança, vai também receber o Papa na Base Aérea de Monte Real.

O sítio na internet assinala ainda que no novo presbitério do Recinto de Oração do Santuário de Fátima, onde o Papa Francisco vai presidir à Missa e Canonização de Francisco e Jacinta Marto, a 13 de Maio, vão estar cerca de 140 pessoas, entre as quais oito cardeais, 73 bispos e arcebispos, além dos membros leigos do séquito papal.

No final da Eucaristia, segue do altar a Procissão do Adeus e Francisco dirige-se no Papamóvel, pelo corredor central do Recinto e saída pela rua Cónego Formigão, para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde vai almoçar com todos os bispos portugueses, no que é o último ato oficial da peregrinação do pontífice a Fátima.