A França espera novo Governo

A França espera novo Governo

O presidente francês, Emmanuel Macron, e seu Primeiro-ministro, Edouard Philippe, revelarão esta Quarta-feira, provávelmente ao fim da tarde, a composição do primeiro gabinete do Governo, no qual poderão figurar nomes conhecidos, da  esquerda e de direita,  o que representaria uma inovação no panorama político francês.

Após ter visitado a Chanceler alemã, Angela Merckel, em Berlim, o Presidente francês, Emmanuel Macron, reuniu -se esta manhã com o seu Primeiro-ministro, Edouard Philippe, nomeado ontem, para formar um novo governo.

Espera-se ainda hoje a composição do novo Executivo, formado por figuras vindas de vários quandrantes políticos, e da sociedade civil, que representem, ao mesmo tempo, a renovação política promovida pelo Presidente, a paridade entre homens e mulheres, e o equilíbrio entre ministros de esquerda e de direita,  antes da batalha das legislativas de Junho próximo.

Os rumores sobre as nomeações ministeriais têm vindo a aumentar  nas últimas horas, mas alguns nomes são citados mais frequentemente, tais como o ex-ministro de direita, Bruno Le Maire, que já manifestou estar disposto a trabalhar com Emmanuel Macron.

Trinta membros do partido Os Republicanos, sobretudo políticos próximos do ex-Primeiro-ministro Alain Juppé, como Edouard Philippe, assinaram ontem, Segunda-feira, um comunicado no qual pediam ao seu partido que respondesse "à mão estendida" pelo novo Presidente.