JMJ 2023: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão a caminho da Polónia

JMJ 2023: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão a caminho da Polónia

A cruz da Jornada Mundial da Juventude e o ícone de Nossa Senhora chegaram a Portugal esta quarta-feira, depois de terem peregrinado em Angola de 8 de Julho e a 17 de Agosto.

“O jovem angolano vibra e senti isso na forma e no modo como estavam juntos dos símbolos. Tive oportunidade de ouvir muitos dizer ‘nunca estive tão próximo dos símbolos’ e isso tem-se mostrado muito na manifestação das pessoas, não é só no tirar a fotografia, é mais do que isso, momentos que vi mais velhos e jovens a rezar diante dos símbolos da jornada”, destacou o director do DNPJ que acompanhou o início e o final deste percurso no país lusófono.

O padre Filipe Diniz recorda que um povo que aceitou e “olha para a juventude a viver este acontecimento tão importante” e realçou que também foi bom receber notícias de “transformação de pastoral juvenil” por onde passaram os símbolos, o que é uma “grande fonte e enriquecimento para a Igreja em Angola e a Igreja Universal”.

“Continuem a ser jovens”, incentiva o sacerdote português, da Diocese de Coimbra, assinalando que a juventude é uma fase bonita da vida, “de descoberta, de atrevimento”, uma fase em que se deposita “muita confiança no irmão mais velho, que quando é testemunha o jovem segue, o jovem acredita”.

“Que sejam portadores do que acreditam para aqueles que hão de vir. Quando o jovem acredita verdadeiramente e tem fé em Jesus Cristo que seja mensageiro, seja testemunha dele e leve o Evangelho àquele que necessita”, acrescentou.

Para o director do Departamento da Pastoral Juvenil de Portugal foi “bom sentir este pulsar, esta vontade” dos jovens angolanos quererem ir à JMJ Lisboa 2023 e espera “uma boa multidão” de Angola que tem história na presença das Jornadas Mundiais da Juventude.

Nesta Quarta-feira Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a cruz e o Ícone de Nossa Senhora, partiram para Polónia, onde vão peregrinar de 21 de Agosto a 1 de Setembro, numa viagem terrestre que passa por três países.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o director do Departamento da Pastoral Juvenil de Portugal (DNPJ) salientou que, “pela primeira vez, esta viagem vai ser com a carrinha dos símbolos” da JMJ 2023, que está identificada com o “logotipo e o layout” do encontro mundial que se vai realizar em Lisboa.

O padre Filipe Diniz, que iniciou a peregrinação para a Polónia esta quarta-feira, com mais um elemento da equipa do DNPJ, adianta que neste percurso terrestre a carrinha da Jornada Mundial da Juventude vai passar por vários países até chegar à Polónia, nomeadamente “Espanha, França, Alemanha”.

O responsável pela peregrinação dos símbolos da JMJ Lisboa 2023 explica que a cruz e o Ícone de Nossa Senhora vão estar dez dias na terra natal do Papa São João Paulo II, de 21 de Agosto a 1 de Setembro, quando regressam a Portugal para começarem a peregrinação por Espanha, entre 5 de Setembro e 29 de Outubro.

“Depois regressam a Portugal pelo Algarve e vai percorrer todas as dioceses do nosso país para viver esta peregrinação e aí vai ser nossa responsabilidade como portugueses, como jovens portugueses, viver esta oportunidade de ter a presença tão próxima dos símbolos da JMJ”, desenvolveu padre Filipe Diniz, sobre a peregrinação nacional que decorre entre Novembro e Julho de 2023.

A Cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens, em Abril de 1984, e marcou o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo; em 2000, o mesmo pontífice confiou aos jovens uma cópia do Ícone de Nossa Senhora ‘Maria Salus Populi Romani’.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.