Conservadores vencem eleições na Grã-Bretanha.

_47796269_466_clegg_paConservadores vencem eleições na Grã-Bretanha. Trabalhistas derrotados buscam coligação. A apuração oficial das eleições gerais desta quinta-feira no Reino Unido confirmou que não haverá nenhuma força política com maioria absoluta no Parlamento, algo que não ocorre desde 1974.


Faltando conhecer o resultado em 33 das 650 circunscrições do país, o Partido Conservador, de David Cameron, tem 291 cadeiras, o que matematicamente já lhe impede de alcançar as 326 necessárias para formar Governo sozinho.


O Partido Trabalhista, do primeiro-ministro Gordon Brown, tem 247 deputados e o Partido Liberal-Democrata, de Nick Clegg, 51. As outras legendas, principalmente os unionistas norte-irlandeses e nacionalistas escoceses e galeses, dividem outras 27 cadeiras.


Até agora, os tories obtiveram 10,1 milhões de votos (36,1%), os trabalhistas 8,2 milhões (29,2%) e os liberal-democratas 6,4 milhões (22,9%).
À espera da divulgação do resultado nos 33 distritos pendentes, os conservadores terão que buscar apoio para ter uma maioria parlamentar suficiente que permita a formação do novo governo.


O Parlamento sem maioria absoluta também pode abrir a porta a uma coalizão entre trabalhistas e liberal-democratas, cujos líderes anunciaram que comparecerão publicamente ao longo da manhã para explicar as estratégias.