Voos fazem-se a “conta-gotas”. Milhares de passageiros aguardam nos aeroportos.

voosUma melhoria no estado do tempo está a permitir a reabertura dos principais aeroportos europeus, onde há já alguns dias milhares de passageiros esperam poder chegar aos seus destinos.

O aeroporto londrino de Heathrow só deve retomar serviço completo amanhã, apesar de uma segunda pista ter reaberto ontem à noite. Já o de Frankfurt, o maior da Alemanha, voltou a ter todas pistas de aterragem a funcionar.
Heathrow, no Reino Unido, comunicou que apenas a partir de quinta-feira vai retomar o serviço completo, depois um nevão ter cancelado centenas de voos, obrigando milhares de passageiros a adiar as viagens.
Apesar de uma segunda pista deste aeroporto ter reaberto na terça-feira à noite, vários responsáveis afirmaram que precisam de limpar a neve que ainda sobra, reiniciar o equipamento e deslocar os aviões e as tripulações.
Especialistas dos transportes disseram que muitos anos depois do último pesado nevão, a falta de investimento deixou Heathrow e dezenas de outros aeroportos britânicos e irlandeses sem o equipamento e pessoal necessários para lidar com grandes tempestades. "Concluíram que não era necessário equipamento de limpeza de neve, por isso não temos a capacidade de reagir quando o mau tempo chega", disse o consultor da área da aviação Chris Yates.
A linha de alta velocidade ferroviária Eurostar, que faz a ligação entre o Reino Unido e a Europa Central, através do Canal da Mancha, também não conseguiu escoar os passageiros, dado que tem circulado com restrições de velocidade devido à neve.
Frankfurt tem todas as pistas a funcionar
O Aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, voltou a ter todas pistas de aterragem a funcionar, e espera conseguir escoar os 3.500 passageiros retidos nos últimos dias por causa do mau tempo.
Apesar das melhorias hoje ainda terão de ser anulados cerca de 60 voos dos 1.340 voos diários, sobretudo devido aos problemas que ainda subsistem noutros aeroportos europeus, nomeadamente em Londres.
Uma fonte do aeroporto não garantiu, no entanto, que até à consoada seja possível regularizar a situação de todos os passageiros retidos em Frankfurt, onde desde domingo foram cancelados milhares de voos domésticos, europeus e intercontinentais, devido à queda de neve, que impediu o normal funcionamento das pistas de aterragem, e à falta de aeronaves retidas noutros aeroportos nacionais e internacionais.