Alemanha acusa Durão Barroso de agitar os mercados

EUO presidente da Comissão Europeia tem apelado ao aumento das verbas do fundo de resgate europeu, contudo a Alemanha opõe-se e acusa mesmo Durão Barroso de agitar os mercados.

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, defendeu na passada quarta-feira um aumento dos recursos do fundo já em Fevereiro, uma posição apoiada pelo presidente do Banco Central Europeu, Jean Claude Trichet.

No entanto, o maior contribuinte para o fundo de resgate, a Alemanha, ainda não definiu a sua posição final sobre a questão, mas mostra já alguma discórdia.

Este domingo ao jornal Frankfurter Algemeine am Sonntag o ministro das finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, reafirmou que não vê necessidade de aumentar o fundo de resgate europeu, admitindo apenas que é preciso tornarmais eficaz este mecanismo.

Também a chanceler Ângela Merkel exigiu uma estratégia global para superar a crise das dívidas soberanas de alguns países do Euro.

Esta segunda-feira, os ministros das Finanças da Zona Euro discutem a necessidade de um aumento do fundo de resgate para socorrer os países com dificuldade em pagar a sua divida soberana.