FMI fica em Portugal o tempo que for necessário

FMIP00Segundo a Lusa/SOL, o Fundo Monetário Internacional (FMI) está disponível para negociar as condições da ajuda a Portugal «durante o tempo que for necessário», afirmou hoje em Washington um porta-voz da instituição.

«As negociações prosseguem e vão continuar durante o tempo que for necessário», afirmou David Hawley numa conferência de imprensa.
«Todas as partes envolvidas compreendem como é importante obter um acordo. Mas não vou comentar nenhuma data em particular», acrescentou.

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que o acordo em torno da ajuda externa vai ser divulgado «nas próximas semanas», sublinhando a importância de negociações «rápidas» e «discretas», para que as medidas sejam levadas à reunião dos ministros das Finanças da zona euro (Ecofin) de 16 de Maio.

Mas o responsável do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, disse que o prazo parecia «curto» devido à impossibilidade da Finlândia reunir o seu Parlamento, renovado depois das eleições legislativas de 17 de Abril.

Questionado sobre a possibilidade do FMI conceder um empréstimo a Portugal sem que os países europeus cheguem a acordo, David Hawley escusou-se a comentar essa eventualidade.

«É um assunto sobre o qual não vou especular. Nós estamos a negociar um programa com a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu e as negociações prosseguem», explicou.