Sobreviventes de massacre na Noruega voltam à ilha

noruegaQuatro semanas após o atentado cometido pelo extremista de direita Anders Behring Breivik, que matou 69 pessoas, jovens sobreviventes estiveram de volta à ilha. Eles buscam superar o trauma e retornar à vida normal.

Alguns estavam sentados ao sol, sobre as pedras da praia, outros se ajoelhavam dentro da água. Uma menina faz como se fosse mergulhar de cabeça: ela mostra a seus familiares e amigos como conseguiu escapar do massacre de 22 de julho, na ilha norueguesa de Utøya.

Os jovens que voltaram ao local da tragédia neste sábado ensolarado (20/08), sobreviveram à matança perpetrada há quase um mês pelo radical de direita Anders Behring Breivik. Sessenta e nove de seus companheiros de acampamento morreram. Pouco antes, um atentado a bomba realizado pelo criminoso no centro de Oslo deixara oito mortos.

De acordo com as autoridades, cerca de 750 pessoas – sobreviventes e pessoas próximas – foram a Utøya neste sábado. No dia anterior, 500 parentes e amigos das vítimas fatais haviam estado na ilha, para ver pela primeira vez ao vivo o lugar do massacre.

Este domingo foi declarado dia nacional de luto na Noruega.

Fonte :DW