Corretor acusado de fraude no Reino Unido.

corretorO corretor suspeito de ter perdido cerca de 1,5 mil milhões de euros foi acusado formalmente de fraude, por um tribunal de Londres.

O ganês Kweku Adoboli, que esta sexta-feira foi levado pela primeira vez perante um juiz, vai ficar detido até nova audiência.

O corretor do banco suíço UBS, suspeito de ter perdido dois mil milhões de dólares (cerca de 1,5 milhões de euros) em transacções não autorizadas, era director de fundos negociados em bolsa pelo banco.

Segundo o tribunal, Kweku Adoboli "abusou do cargo que detinha com o propósito de ganhos próprios".

Filho de um ex-funcionário ganês das Nações Unidas, o corretor, de 31 anos, no tribunal apenas confirmou o nome e a morada.

Esta fraude de um só homem pode levar o UBS a ter de abandonar a banca de investimento, provocando também uma queda acentuada das acções de um dos principais bancos suíços.

O caso UBS entra também para o grupo das maiores fraudes de sempre no sistema financeiro ao lado da do francês Jérome Kerviel, em 2008, e da do inglês Nick Leeson que, em 1995, provocou sozinho a falência de uma banco britânico centenário, o Banco Barings.

Fonte:RR