Partido no poder sai reforçado das autárquicas em Cabo Verde

Partido no poder sai reforçado das autárquicas em Cabo Verde

Foi uma vitória histórica, nunca antes registada no país: nas eleições de domingo (04.09), o Movimento para a Democracia (MPD) venceu em 19 das 22 Câmaras Municipais do país, mais cinco do que nas autárquicas de 2012.

O partido no poder mantém-se em Câmaras como a da Cidade da Praia, São Vicente e Santa Catarina de Santiago, e venceu ainda as três na ilha de Santo Antão (Porto Novo, Ribeira Grande e Paul). Pela primeira vez, o MpD conquistou as Câmaras Municipais no Fogo (São Filipe e Santa Catarina), ilha tida como bastião do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), levando ainda a melhor sobre o partido na oposição em Ribeira Brava de São Nicolau, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos, na ilha de Santiago.

O MPD manteve também as Câmaras de Tarrafal de São Nicolau, Sal, Maio, Tarrafal de Santiago, São Miguel, Ribeira Grande de Santiago, São Domingos e Brava.

Foi uma "grande vitória", sumarizou Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro e presidente do MPD.

"Atingimos as nossas metas. Propusemo-nos sempre a vencer estas eleições e vencer de uma forma convincente", afirmou no domingo. "Os cabo-verdianos, os munícipes nos diversos concelhos e ilhas, responderam positivamente às propostas dos nossos candidatos."