Luanda acolhe 7ª reunião dos Chefes de Estados e de Governos da CIRGL

Luanda acolhe 7ª reunião dos Chefes de Estados e de Governos da CIRGL

O ministro das Relações Exteriores, George Chikoti, ao falar na abertura da reunião ministerial preparatória, afirmou que o Governo de Angola condena os actos de violência que ocorreram sem Setembro na RDC e apela a todos os actores políticos e da sociedade civil a preservar os ganhos significativos alcançados até ao momento.  

A situação prevalecente na República Democrática do Congo, volta a ser analisada pelos chefes de estado e de governo da Conferencia Internacional da Região dos Grandes Lagos, numa cimeira que teve inicio esta Segunda-feira Luanda, sob os auspícios de Angola, União Africana e as Nações Unidas.

O Burundi, a República Centro Africana e o Sudão do Sul, também serão tema de conversa no conclave, segundo o Ministro das Relações Exteriores, George Chicoti, que reconheceu a instabilidade que enferma a região.

Desde a sua criação em 1994, a Conferencia Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, nunca experimentou momentos de pleno sossego. Daí a realização esta semana, da 7ª reunião de mecanismo regional de supervisão na República Democrática do Congo, onde em Setembro ultimo registaram-se vários focos de violência, que provocou mais de 50 mortos.

{flexiaudio}19184{/flexiaudio}