Filipe Nyusi candidato da Frelimo em 2019

Filipe Nyusi candidato da Frelimo em 2019

O XI Congresso da Frelimo que decorre na Matola desde terça-feira, reelegeu Filipe Nyusi como presidente do partido e candidato presidencial desta formação política no poder às eleições gerais de 2019.

Filipe Nyusi é o candidato presidencial da Frelimo as eleições gerais de 2019, confirmação feita após ter sido reeleito ontem (29/09) no XI congresso do partido para o cargo de presidente da Frelimo, partido no poder desde a independência de Moçambique.

O presidente da Frelimo garantiu a sua "disposição e vontade de fazer sempre melhor, para o partido e para o povo moçambicano".

O presidente honorário da Frelimo, Joaquim Chissano, que dirigiu o acto da tomada de posse de Filipe Nyusi afirmou "queremos que o presidente da Frelimo continue Presidente da República e explicou os votos em branco, como prova da democracia intrínseca à Frelimo e que não se pode perder tempo discutindo sobre que sinais é que os que votaram nesse sentido pretendiam transmitir".

O XI Congresso da Frelimo que reúne na Matola mais de três mil delegados, já vai no seu quinto e penúltimo dia e na sessão deste sábado (30/09) serão eleitos, o comité central, o secretariado do comité central, o secretário-geral (3 candidatos ao cargo incluindo o actual Eliseu Machava), a comissão política - órgão supremo do partido - e as comissões de verificação.

Cerca de 40% da composição de todos estes órgãos poderá ser renovada, pelo que muito se especula sobre quem entrará e/ou quem sairá.

Filipe Nyusi que era o único concorrente à sua própria sucessão para os próximos cinco anos, por decisão da Comissão Política da Frelimo obteve 99.72% dos votos válidos, ou seja 2109 num processo em que se registaram cinco votos em branco e um nulo.