Situação no Zimbabwe reune comissão de política defesa e segurança da SADC

Situação no Zimbabwe reune comissão de política defesa e segurança da SADC

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, chegou esta Terça-feira a Luanda para participar na cimeira extraordinária da troika do órgão de cooperação para política, defesa e segurança da comunidade de desenvolvimento da África Austral( SADC).

No Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, onde desembarcou às 00h45, o Chefe de Estado sul-africano foi recebido pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, acompanhado do governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, entre outras individualidades.

A Cimeira, com carácter de urgência, é uma iniciativa do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na qualidade de presidente do Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC, para avaliar a situação reinante no Zimbabwe, país da África Austral cujo Chefe de Estado, Robert Mugabe, está sob o controlo de militares desde a madrugada do dia 13 deste mês.

Para participar no encontro, encontra-se também na capital do país o Chefe de Estado da Zâmbia, Edgar Lungu.

Na noite do dia 13 deste mês, militares cercaram a residência do Presidente da República do Zimbabwé, Robert Mugabe, tomaram de assalto instituições públicas, detiveram personalidades influentes da política e sitiaram a cidade capital, Harare, o que deteriorou a situação política e militar naquele país.

{flexiaudio}21083{/flexiaudio}