Presidente da Guiné-bissau convida Papa a visitar o seu país

Presidente da Guiné-bissau convida Papa a visitar o seu país

O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, quer que o Papa Francisco visite o país e o bispo de Bissau, José Camnaté, disse que vai fazer chegar o convite e aguardar pela resposta do Vaticano.

A saída de uma audiência com o chefe do Estado guineense, o bispo de Bissau disse ter tido «uma linda surpresa» ao ser convocado por José Mário Vaz para receber em mãos um convite para que o chefe da Igreja Católica visite a Guiné-Bissau.

José Camnaté não indicou, todavia, a data em que a visita poderá ser realizada, por desconhecer os pormenores do convite, mas prometeu endereçar a carta de José Mário Vaz ao Vaticano, dentro das tramitações normais, e aguardar resposta.

O bispo de Bissau sublinhou que o Papa costuma visitar países, «sobretudo os periféricos em termos geográficos e humanos», para «levar a mensagem da paz e reconciliação», assinalou.

A Guiné-Bissau é um Estado laico, onde 11,9% da população professam o cristianismo, segundo dados apurados no último recenseamento geral realizado em 2009.

A primeira e única visita de um Papa à Guiné-Bissau ocorreu em Janeiro de 1990, quando a convite do então presidente Nino Vieira, João Paulo II visitou o país, tendo oficiado uma missa no Estádio Nacional 24 de Setembro, em Bissau.