Núncio apostólico de Moçambique apela a paciência na busca da paz

Núncio apostólico de Moçambique apela a paciência na busca da paz

Moçambique celebrou a transição do ano (2017/2018), com fortes apelos à restauração e preservação da paz efectiva no País. Este apelo vem de quase todos os segmentos da sociedade moçambicana e não só.

Em meados de Dezembro passado, o Presidente da República, Filipe Nyusi e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, tiveram um encontro à porta fechada e sem nenhum mediador, em Gorongosa, província central de Sofala, local onde se encontra o líder do maior partido da oposição.

Entretanto, para Dom Edgar Peña Parra, Núncio Apostólico de Moçambique, o encontro é tido como uma luz verde no fundo túnel, no que à restauração da paz efectiva diz respeito.

Mas, em qualquer diálogo, acrescenta, é preciso que haja paciência e confiança entre as partes. Dom Edgar Penã Parra, é quem o diz.

O Núncio Apostólico de Moçambique deseja a todos os moçambicanos, uma paz estável, pois, a paz é um dos principais alicerces para o desenvolvimento.

De recordar que o Presidente da República, Filipe Nyusi, aquando da apresentação do seu informe anual sobre o Estado Geral da Nação, em finais de Dezembro findo, afirmou que tem mantido contactos telefónicos com Afonso Dhlakama, cujo resultado se evidencia com a trégua das hostilidades militares.