Conferência de Institutos Religiosos debate vida consagrada em Moçambique

Conferência de Institutos Religiosos debate vida consagrada em Moçambique

Representantes de Congregações religiosas em Moçambique, estiveram reunidas de 11 a 13 de Abril corrente, em Assembleia Geral extraordinária. O encontro que decorreu no Instituto Superior Maria Mãe de África, em Maputo, tinha como principal objectivo levar os superiores maiores das Congregações religiosas em Moçambique a reflectir sobre os desafios da vida consagrada no País.

Segundo a Ir. Regina Caiato, vice-presidente da CIRMO, Conferência dos Institutos Religiosos de Moçambique, buscar soluções dos desafios que a vida consagrada enfrenta em Moçambique, foi o tema de fundo do encontro.

Vida Consagrada em Moçambique: desafios e soluções

"Vida Consagrada em Moçambique: Desafios e soluções", este foi o lema da I Assembleia Geral extraordinária da CIRMO. E a Ir. Regina Caiato, justifica a escolha deste lema, com o facto de os religiosos nas suas Congregações estarem a enfrentar uma série de desafios, cujas soluções devem ser encontradas em conjunto, pois, segundo elaborou, este é um problema global.

Entretanto, o Vatican News em Maputo, interpelou alguns participantes do encontro. Para o Pe. Alexandre, da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, o evento serviu de troca de experiências em prol da vida consagrada em Moçambique, cujos desafios são enormes.

"Igreja Católica não é estática, mas sempre em movimento", Ir. Teresa

Por seu turno, para a Irmã. Teresa de Carvalho, da Aposentação de Maria, a vida consagrada em Moçambique, é uma das vozes que aponta para o futuro, pois a igreja está sempre em movimento e é preciso acompanhar essa dinâmica enquanto religiosos e religiosas.

De referir que a primeira Assembleia-Geral extraordinária da CIRMO-Conferência dos Institutos Religiosos de Moçambique, terminou nesta sexta-feira, 13 de Abril, e contou com a presença de pouco mais de 50 superiores das congregações religiosas no País, e a cerimónia de abertura foi orientada pelo Núncio Apostólico em Moçambique, Dom Edgar Penã Parra.