Presidente Francês manifesta total apoio às reformas iniciadas pelo chefe de estado angolano

Presidente Francês manifesta total apoio às reformas iniciadas pelo chefe de estado angolano

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta Segunda-feira, em Paris, "todo o apoio às reformas iniciadas pelo Presidente" João Lourenço, no primeiro dia da visita oficial do chefe de Estado angolano a França.

João Lourenço foi recebido no Palácio do Eliseu, onde almoçou com o seu homólogo francês, tendo ambos sublinhados, em conferência de imprensa, a vontade de reforçar as relações bilaterais.

De acordo com a notícia veiculada pela Agência Lusa, o Presidente francês destacou que esse é o caminho para "melhorar o crescimento do país, criar mais oportunidades e mais emprego e acelerar a diversificação da economia que é indispensável nos próximos meses e anos".

As declarações foram feitas após a assinatura de quatro acordos de cooperação no domínio da Defesa, da Agricultura, da Economia e da formação de quadros, acordos que, no entender de Emmanuel Macron, "vão levar a um maior empenho da França" em Angola.

Emmanuel Macron indicou, por exemplo, que na sequência de um acordo assinado em Março, a Agência Francesa de Desenvolvimento vai investir, numa primeira etapa, 100 milhões de dólares no domínio da agricultura e vai dar uma subvenção de 500 mil euros para a identificação de novos projectos.

O Presidente francês também disse que foram assinados acordos no sector petrolífero e sublinhou que o Presidente de Angola vai ser recebido, esta tarde, no MEDEF Internacional (Movimento das Empresas de França), para um encontro com cerca de 80 empresários franceses.

Emmanuel Macron declarou-se "muito sensível" por João Lourenço "ter escolhido França para primeiro destino na Europa desde a sua eleição", manifestou-se "muito empenhado no reforço das relações entre França e Angola" e disse que se trata de uma "etapa suplementar para reforçar a cooperação em todos os domínios", incluindo o militar e de segurança marítima.

João Lourenço iniciou, hoje, em Paris, a visita oficial a França, tendo-se deslocado, esta manhã, à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), onde foi recebido pela directora geral da instituição, Audrey Azoulay.

Depois, o Presidente angolano esteve no Museu Militar - Hôtel National des Invalides, onde decorreram as cerimónias oficiais de boas-vindas, com os hinos nacionais dos dois países e na presença do ministro da Agricultura francês, Stéphane Travert, do governador militar de Paris e da delegação oficial angolana.