Papa Francisco inicia amanhã visita a Maputo

Papa Francisco inicia amanhã visita a Maputo

Na segunda visita de um Papa a Moçambique, Francisco deverá chegar ao final do dia desta Quarta-feira.

No dia seguinte, o Papa encontrar-se-á com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, no palácio presidencial da Ponta Vermelha, no qual, mais tarde, o sumo pontífice se irá reunir com autoridades, representantes da sociedade civil e com corpo diplomático, discursando no final.

Ainda nesse dia, o líder da Igreja Católica participará num encontro inter-religioso com jovens no pavilhão de Maxaquene.

Por fim, o Papa encontrar-se-á com membros do clero, de instituições religiosas católicas, catequistas e animadores na Catedral da Imaculada Conceição.

A agenda do dia 06 de Setembro inicia-se com uma visita do Papa ao hospital do Zimpeto, antes de proferir uma missa no Estádio Nacional do Zimpeto, inaugurado em 2011, e na qual se estima a presença de até 90.000 fiéis.

Após uma cerimónia de despedida no aeroporto de Maputo, o Papa partirá às 12:40 locais (11:40 de Lisboa), devendo chegar a Antananarivo, capital de Madagáscar, pelas 17:30 locais (15:30 de Lisboa), sendo recebido numa cerimónia no aeroporto da cidade.

A visita do líder da Igreja Católica foi motivada pelo apelo lançado pelos bispos moçambicanos em Novembro de 2016, tendo o convite sido reforçado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, em Setembro de 2018.

Esta será a segunda visita de um papa a Moçambique, 30 anos depois de João Paulo II.