Falta de meios obstrui acção da Missão da ONU no Tchad

Falta de meios obstrui acção da Missão da ONU no Tchad

 

chad.jpgA Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana e no Tchad (MINURCAT) precisa de ver os seus meios reforçados para uma maior eficácia da sua acção, indica um comunicado divulgado quinta-feira em N'Djamena.

A MINURCAT possui apenas 46 por cento dos efectivos previstos ou seja dois mil 400 homens, e dispõe apenas de quatro helicópteros de uso geral e de reconhecimento dos 18 esperados, segundo Ângelo. Com efeito, segundo ainda Ângelo, o lento desdobramento da força limitou a capacidade da MINURCAT de aplicar o conceito militar das operações e de fornecer um ambiente seguro para os agentes humanitários, os refugiados, os deslocados e as populações vulneráveis.
"A relação entre o Tchad e o Sudão tem um impacto crucial sobre a situação dos dois lados das fronteiras", sublinhou o responsável onusino, estimando ser absolutamente necessário resolver a situação e retomar as iniciativas diplomáticas.

Terça-feira, durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas consagrada à situação nesta região, o representante russo declarou que os militares do seu país efectuavam a maior parte das operações aéreas no quadro da MINURCAT.

Segundo as Nações Unidas, a MINURCAT possui 89 militares russos que dispõem de quatro helicópteros Mi-8 MT de transporte.