África 7 dias

 

 

africa7dias.jpg  Programa que lhe dá a conhecer os factos mais importantes ocorridos nos últimos sete dias no continente africano.  Tomás de Melo que realiza e fala para este auditório da Emissora Católica de Angola. Desenvolvimentos dos factos africanos que fizeram notícia nos últimos sete dias

  tmeloafrica7diaslogo.jpg

 

 

 

Ali Ben Bongo foi proclamado vencedor das presidenciais no Gabão. Ali sucede o pai Bongo Ondimba falecido em Junho passado.

 alibongofilho.jpg

 

Ali Ben Bongo foi o vencedor oficial das presidenciais de domingo no Gabão, com 41,73 por cento dos votos expressos, anunciou hoje o ministro do Interior, Jean-François Ndongou. Um antigo ministro desta pasta, André Mba Obame, ficou com 25,88 por cento dos votos e o oposicionista histórico Pierre Mamboundou com 25,22 por cento.

Enquanto isto, os partidários de Mamboundou atacaram a prisão de Port-Gentil e libertaram os presos, antes de se dirigirem para o centro da cidade, onde ergueram barricadas com carcassas de automóveis.

Feudo histórico da oposição, Port-Gentil conheceu motins no início da década de 1990, aquando da passagem do país ao multipartidarismo.


O consulado-geral da França em Port-Gentil foi incendiado pelos adeptos de Mamboundou e em Libreville, a capital, também estão a acontecer incidentes, refere a AFP. Ali Ben Bongo vai suceder a seu pai, Omar Bongo, que faleceu em Junho, depois de 41 anos no poder.

 

 

União Africana admite erros na resolução de conflitos.

 

tripoli.jpgNuma declaração adoptada no termo da sua sessão especial sobre conflitos em África, decorrida a 31 de Agosto na capital Líbia, Tripoli, os dirigentes africanos exprimem por isso a sua determinação de pôr definitivamente fim ao flagelo de conflitos em África.

Assim, comprometem-se a redobrar de esforços para eliminar as causas dos conflitos de "forma holística e sistemática, com a aplicação dos instrumentos existentes nas áreas de direitos humanos, princípio da legalidade, democracia, eleições, boa governação, desarmamento, controlo e não proliferação de armas e da boa vizinhança".

Isto requer que todos os Estados-membros que ainda não o fizeram "assinem e/ou ratifiquem estes instrumentos, e a Comissão (da UA) fiscalize activamente a sua implementação", indica o documento.

"Estamos determinados a acabar de uma vez por todas com o flagelo dos conflitos no nosso continente, reconhecendo as nossas deficiências e erros", referem os estadistas africanos que prometem, para o efeito, empregar todos os recursos necessários "e os nossos melhores quadros".

Reiteram ainda a necessidade de se promover a boa governação e o princípio da legalidade e respeitar as Constituições nacionais. crises políticas".
 
 O Presidente Jammeh indicou que os esforços dos Africanos serão vãos enquanto os conflitos que assolam o continente não forem resolvidos."Sempre que lutarmos uns contra outros em África, temos mais refugiados, nomeadamente crianças. Estas crianças não vão à escola e finalmente serão iletrados. A ignorância é o nosso pior inimigo", disse. "As crianças são os futuros líderes, contudo se não forem educados, imaginem a situação! Penso que os dirigentes africanos receberam as mensagens e, como o prometemos, vamos tomar decisões", acrescentou o Presidente Jammeh.

 

Aliança nacional acha que faltou honestidade no processo que levou a prisão por nove anos de dois militares das forças armadas na República Democrática do Congo.

 

Presidente do Partido Aliança Nacional diz estar indignado com a informação tornada pública, da prisão de dois militares angolanos, durante nove anos, na República Democrática do Congo, acusados de participarem na morte do então Presidente Laurent Desiré Kabila. Os militares das Forças Armadas Angolanos já regressaram ao país e dizem estar revoltados com o governo pelo facto de nunca receberem apoio das autoridades de Angola enquanto estiveram presos. O Engenheiro Laurindo Neto acha que faltou honestidade do regime para com os concidadãos.
 
 Perante o envolvimento de angolanos na morte de Laurent Kabila a Aliança Nacional entende que o governo não foi sério no tratamento deste caso que mostra a participação de Angola no conflito militar na República Democrática do Congo.
 
Os militares regressaram ao país depois de prestarem serviço militar na Republica Democrática do Congo, na guerra civil contra as forças governamentais de Mobutu Sesse Seko, antigo presidente da RDC.
Os dois efectivos das FAA estiveram presos em Kinshasa durante nove anos. Agora estão de volta ao país e dizem estar revoltados com o governo angolano pelo facto de se sentirem abandonados durante os anos de cadeia.
 

 

O chefe do movimento para a emancipação do delta do Níger (mend), Henry Okah, vai processar o governo angolano por "prisão e detenção ilegal".

 

henrydeltadoniger.jpgO chefe do Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND), Henry Okah, vai processar o Governo angolano por "prisão e detenção ilegal", noticiou quarta-feira o diário privado nigeriano "This day" citando o seu advogado, citando pela agência Pana press.
 
 "Henry Okah decidiu processar o Governo de Angola por o ter detido durante cinco meses sem julgamento", declarou o advogado. Foi detido por presumível tráfico de armas e preso em Angola em Setembro de 2007 antes de ser repatriado para a Nigéria em Fevereiro de 2008, onde era acusado de traição.
 
O investigador sobre questões africanas Júlio Vicente dúvida da eficácia da intenção do chefe do Movimento para Emancipação do Delta do Níger em processar o governo angolano.
 
O chefe do Movimento para a Emancipação do Delta do Níger foi libertado em Julho passado após aceitar a amnistia proposta aos combatentes do MEND pelo Presidente Umaru Yar'Adua. Desde a sua libertação, Henry Okah está na África do Sul em tratamento médico.

 

RD Congo acolhe cimeira da SADC.

 

paisesdasadc.jpgA Cimeira dos 15 países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) realizar-se-á de 7 a 8 de Setembro corrente em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), para examinar as situações económica e política na sub- região.

"Todos os 15 Estados membros da SADC estarão presentes em Kinshasa onde os altos funcionários vão reunir-se de quarta a sexta-feiras, seguido de 5 a 6 de Setembro próximo do Conselho dos Ministros", declarou o secretário executivo da SADC, Tomás Salomão, durante uma conferência de imprensa após um encontro na presença do ministro congolês da Cooperação Internacional e Regional, Raymond Tshibanda.

No domínio económico, a cimeira permitirá analisar o impacto da crise financeira internacional nas economias dos países membros da SADC, alguns dos quais (RDC, África do Sul, Zâmbia, Botswana, Lesoto) são os mais afectados por serem produtores de minerais.

A Zona de Livre Comércio, as infra-estruturas, o processo de interconexão da SADC com outros agrupamentos regionais, a exploração da energia produzida pela barragem de Inga, na RDC, e a assinatura de vários protocolos estão igualmente na agenda desta Cimeira.

 

Viúva de Mwanawasa candidata às eleições presidenciais na Zâmbia.

 maureen mwanawasa.jpgA ex-Primeira Dama da Zâmbia, Maureen Mwanawasa, manifestou a intenção de se candidatar às eleições presidenciais de 2016, noticiou  o jornal governamental "Times of Zambia".

 

"Vou candidatar-me para a Presidência nas eleições de 2016. Gostaria que todos os que duvidam das minhas capacidades me deêm oportunidade. Este país está agora preparado para ser dirigido por uma mulher", declarou.

A viúva do Presidente Levy Mwanawasa afirmou, contudo, que apoiava a candidatura do Presidente cessante, Rupiah Banda, para as presidenciais de 2011.

"Gostaria que a nação saiba que sou membro do MMD (Movimento para a Democracia Multipartidária), que já escolheu o Presidente Banda como candidato do partido em 2011. Por conseguinte, subscrevo os regulamentos do partido", disse.

 

 

  Resgate dos valores culturias de África a partir dos museus é o tema que será abordado na segunda parte deste programa. O nosso convidado é o doutor Américo Kwononoca do museu nacional de antropologia;

Doutor Américo Kwononoca e o resgate dos valores culturais de África a partir dos museus.