ONU nega participação de general ruandês em suas operações na RDC.

ONU nega participação de general ruandês em suas operações na RDC.
 
ruandageneral Bosco Ntanganda.jpgA Missão das Nações Unidas no Congo (MONUC) negou a participação dum general ruandês, Bosco Ntanganda, procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), nas suas operações de luta contra a sedição na República Democrática do Congo (RDC).

Num comunicado divulgado quinta-feira e que a imprensa teve acesso, a MONUC indica que o general Bosco Ntanganda não participou na operação militar de Kimia II, apoiada por ela na província de Kivu-Sul (no leste da RDC).

"A responsabilidade da MONUC basea-se largamente na protecção das populações civis e no reforço das capacidades das forças armadas do Congo", lê-se na mesma nota.


Alguns observadores suspeitaram a participação de Ntanganda em algumas operações da MONUC visando a destruir as Forças Democráticas de Libertação do Ruanda (FDLR), movimento rebelde ruandês no território congolês.

O TPI divulgou um mandado de captura contra Ntanganda, na sequência das violências e execuções cometidas no distrito leste de Ituri (nordeste da RDC) durante a guerra civil neste país.