Presidente eleito do Gabão afasta possibilidade de formação de governo de coligação.

Presidente eleito do Gabão afasta possibilidade de formação de governo de coligação.

alibongogabao.jpgO presidente eleito do Gabão, Ali Bongo Ondimba, afastou, a possibilidade de constituir um governo de coligação para pôr termo à vaga de contestação no seu país surgida logo após o anúncio oficial da sua eleição para Presidente da República.

"Durante a campanha, disse várias vezes que estendo a mão, e continuo a defender essa posição. Mas hoje, está claro que o povo gabonês escolheu um programa e é esse programa que deve ser executado, deve ser desenvolvido", disse Ali Bongo Ondimba que sucedeu ao pai, Omar Bongo, que governou o Gabão durante cerca de 40 anos.

Bongo acusa os seus opositores de agirem fora do quadro próprio e à revelia das instituições. "Se há contestação, ela deve ser feita nas instituições indicadas, ou seja no tribunal constitucional", acrescentou o presidente eleito do Gabão.


O novo chefe de Estado eleito, de 50 anos, efectuou uma visita de pouco mais de duas horas a São Tomé, no quadro de uma deslocação a alguns países africanos, para "pedir conselhos" a Fradique de Menezes e convidar o chefe de Estado são-tomense a participar na cerimónia da sua tomada de posse. "Estou a apresentar-me aos meus colegas, todos os antigos e sábios da nossa região e a agradecer todos os apoios que nos foram dados, portanto, apresentar os agradecimentos da família", esclareceu.

Recebido pelo presidente Fradique de Menezes na sua residência particular em Favorita (cerca de cinco quilómetros da capital), Ali Bongo prometeu "firmeza na sua política de abertura, de procura da paz e de desenvolvimento e de consolidação da integração regional".

Referindo-se aos estrangeiros que trabalham e residem no seu país, o futuro chefe de Estado do Gabão prometeu "não mudar" a politica do seu antecessor. "Para nós, isso não muda, queremos e desejamos que todos esses que vivem no nosso país tenham uma estadia agradável e vamos trabalhar sempre nesse sentido", concluiu.

Fradique de Menezes considerou Ali Bongo Ondimba como "alguém muito simples" e "uma pessoa de grande experiência". "Acho que vamos ter um bom Presidente vizinho, podemos estar seguros de que os nossos compatriotas que vivem em Libreville e Port Gentille vão estar bem satisfeitos com a presidência do Sr. Ali Bongo Ondimba", disse Fradique de Menezes.