ONU prolonga por 1 ano missões na Serra Leoa e na Libéria.

ONU prolonga por 1 ano missões na Serra Leoa e na Libéria.
 
onu-serra-leoa.jpgO Conselho de Segurança da ONU decidiu prorrogar por um ano o mandato do gabinete de manutenção da paz da ONU na Serra Leoa.
 

Numa resolução, o Conselho de Segurança indica que o Governo deste país da África Ocidental deverá assegurar a principal responsabilidade na manutenção da paz, da segurança e do desenvolvimento a longo prazo.
 

No seu último relatório sobre a UNIPSIL, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirma que os serra-leoneses deviam fazer mais esforços para aproveitar o impulso criado pela assinatura dum acordo de paz chave que conduziu ao fim da violência no corrente do ano.
 

Em Agosto último, o Conselho de Segurança da ONU autorizou a criação da UNIPSIL em substituição do gabinete político da ONU na Serra Leoa (UNIOSIL). Um mandato inicial de 12 meses foi-lhe concedido.
 

A Serra Leoa é um dos dois países com o Burundi a receber um apoio da comissão de manutenção da paz da ONU que foi criada em 2005 para ajudar os países que saem de conflitos a determinar os seus eixos de intervenção prioritários e a iniciar uma reconstrução apesar dos numerosos desafios com quais estão confrontados