Barak Obama encontrar-se-á com vários líderes africanos

gal_obama_newyork_8.jpgO Presidente norte- americano, Barack Obama, encontrar-se-á em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com vários líderes africanos à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas na próxima semana, anunciou quarta-feira a embaixadora norte- americana junto das Nações Unidas, Susan Rice.

Susan Rice, que fez este anúncio em Nova Iorque, declarou que a reunião abordará principalmente a situação dos países contribuintes de tropas para as operações das Nações Unidas.

Acrescentou que este fórum dará a Obama e aos líderes africanos a oportunidade de discutir sobre questões de desenvolvimento económico e social relativas a África.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU sublinhou que todos os países africanos não foram convidados para esta reunião-almoço, apenas os que contribuem para os esforços da ONU a favor da paz e da segurança no mundo.

Os líderes africanos esperados nesta reunião são os Presidentes da Nigéria, do Egipto, do Gana, da Etiópia, da África do Sul, do Ruanda e do Senegal.

Os dirigentes do Paquistão, do Bangladesh, da Índia, do Nepal, da Jordânia, da Itália, do Uruguai e da China vão igualmente participar neste encontro como contribuintes de tropas para as operações da ONU.

Susan Rice declarou que o encontro de Obama com os principais países contribuintes de tropas para as operações da ONU será uma oportunidade para o Presidente norte-americano reconhecer "as contribuições muitas vezes silenciosas destes países que fazem um trabalho essencial para construir a paz e a segurança em situações difíceis".

Revelou que Obama tomará igualmente parte na Cimeira das Nações Unidas ao mais alto nível sobre a mudança climática, a 22 de Setembro, e que pronunciará um discurso na abertura do debate da Assembleia Geral, a 23 do mesmo mês.

Acrescentou que o Presidente norte-americano presidirá a uma reunião ao mais alto nível do Conselho de Segurança da ONU sobre o desarmamento e controlo da proliferação das armas nucleares a 24 de Setembro corrente.