Aniversário da independência da Guiné-Bissau

guinebissauindependencia.jpgCidadãos bissau voltam a participar das festividades de mais um aniversário da independência daquele país. O 36º aniversário foi comemorado com muita euforia.
 
O desfile comemorativo do dia da independência da Guiné-Bissau regressou às ruas de Bissau mais de 20 anos depois de ter sido interrompido com destaque para a parada militar das Forças Armadas nacionais.
 
Durante cerca de cinco horas, milhares de pessoas viram desfilar por uma das principais avenidas da capital guineense grupos de escuteiros e de dança, músicos, funcionários da Câmara Municipal e funcionários de vários ministérios que se quiseram juntar à festa.
 
Os mais aplaudidos pela população foram os bombeiros, que simularam um incêndio com um ferido, que acabou com um grande banho ao público, que agradeceu devido às altas temperaturas que se fazem sentir naquela cidade.
 
O desfile do grupo da brigada motorizada da Polícia de Ordem Pública, bem como da Polícia de Intervenção Rápida também levou a população ao rubro.
 
Passadas quatro horas do início do desfile, começou a parada militar aguardada com expectativa pela população. Entre os aplausos do público, desfilaram militares da Marinha, da Força Aérea e do Exército, bem como elementos das forças especiais, nomeadamente do comando Búfalo.
 
Os guineenses também puderam ver algum armamento das Forças Armadas do país. Antes do início do desfile, a chegada do capitão-de-mar-e-guerra Zamora Induta, nomeado quarta-feira Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas pelo presidente Malam Bacai Sanhá, foi recebida com aplausos.
 
O presidente optou por vir a pé, a cumprimentar a população, o que provocou alguma agitação na segurança. No discurso de abertura da cerimónia, Malam Bacai Sanhá voltou a lembrar que para a estabilidade e desenvolvimento do país é preciso "verdade, unidade e trabalho".
 
O apelo já tinha sido feito quarta-feira durante o seu discurso à Nação por ocasião do 36º aniversário da independência do país.
 
Assistiram ao desfile, representantes diplomáticos no país e elementos de organizações internacionais, bem como o antigo presidente interino Henrique Rosa e vários membros do Governo