Morreu o poeta Jorge Macedo mas as suas obras ficam para as gerações futuras.

jorgemacedo.jpgJorge Macedo escritor, jornalista, etnomusicologo e homem de paz morreu no passado 26 de Setembro.
O etnomusicólogo e escritor Jorge Macedo faleceu no sábado vinte e seis de Setembro de 2009, em Luanda,  segundo uma nota do Ministério da Cultura tornada pública.

Na nota, o Ministério da Cultura endereça nesta hora de dor e consternação, as mais sentidas condolências a família enlutada.

Jorge Macedo, quadro do Ministério da Cultura, nasceu em Malanje, aos 6 de Outubro de 1941, e frequentou os seminários Menor e Maior de Luanda. Licenciou-se em Etnomusicologia pela Universidade Nacional do ex-Zaíre (actual RDCongo).
audio



Membro da União dos Escritores Angolanos, o escritor já foi distinguido com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, em 2005. Dentre os vários livros que publicou destacam-se "Itetembu", "As Mulheres", "Pai Ramos", "Irmã Humanidade", "Clima do Povo", "Gente de Meu Bairro", "Voz de Tambarino", "Geografia da Coragem" e "A dimensão africana da cultura angolana".
Jorge Macedo foi igualmente mentor e coordenador do Núcleo de Estudos Literários que tem como fim dotar a nova geração das técnicas de escrita.

A nova geração de escritores participava deste núcleo, orientado por ele, em todas as quarta-feiras, no Centro Cultural Kilamba.  Já seguir acompanhe extractos de uma conversa mantida com Jorge Macedo no dia 25 de Setembro de 2004 na sua residência no Bairro da Terra Nova.
Morreu o poeta Jorge Macedo mas as suas obras ficam para as gerações futuras. Que a sua alma descanse em paz!