Watson Lumba, deputado da oposição foi detido na Zambia.

zambia080510Watson Lumba, deputado da oposição para a circunscrição de Solwezi Central, na província do noroeste da Zâmbia, foi detido segunda-feira, depois de se entregar pessoalmente à Polícia de Solwezi por agressão a um membro desta corporação.

Lumba era procurado pela Polícia desde quinta-feira por ter alegadamente incitado os seus apoiantes a atacar um jovem polícia durante as eleições parciais do mesmo dia, noticiou o diário estatal "Times of Zambia".

O Movimento para a Democracia Multipartidária (MMD, no poder) perdeu o assento em disputa de Mufumbwe para o partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND), após a vitória de Eliot Kamondo, candidato da oposição de quem Lumba era seu director de campanha.

Segundo o advogado deste último, Derrick Mulenga, a Polícia não indiciou nem aprisionou oficialmente o seu cliente, mas foi apenas posto em "detenção preventiva".

Segundo ele, o seu cliente deverá ser oficialmente indiciado dentro de 48 horas por ameaça de violência e agressão contra um agente da Polícia.