Oposição acusa Governo gambiano de raptar opositor

Oposição acusa Governo gambiano de raptar opositor

 

presidentegambiano.jpgO líder do Partido Democrático Unido (UDP, principal partido da oposição), Oussainou Darboe, acusou quarta-feira o Governo gambiano de ser responsável pelo desaparecimento dum opositor. Membro do UDP, Kanyiba Kanyi desapareceu desde a sua detenção em 2006.

O Presidente gambiano, Yahya Jammeh, rejeitou recentemente qualquer implicação do seu Governo no desaparecimento deste opositor. Reagindo a esta declaração, o chefe do UDP lembrou que Kanyiba Kanyi foi detido a 18 de Setembro de 2006 na sua aldeia de Bonto por homens a civil que se apresentaram como agentes da Agência Nacional de Inteligênica (NIA).
Segundo ele, o UDP absteve-se de fazer qualquer declaração pública sobre a questão devido ao seu julgamento diante do tribunal. "Seria irresponsável fazê-lo porque o assunto está diante do tribunal e é deplorável que o Presidente, que deve dar o exemplo em matéria de observância das regras básicas, tenha tirado proveito da celebração do derrube pelo Exército dum Governo democraticamente eleito para criticar Kanyiba e a sua etnia", deplorou Darboe.

Ele explicou que Kanyiba foi preso ao mesmo tempo que o seu irmão, Wandifa Kanyi, pela NIA, e que os dois irmãos estavam detidos nas instalações da NIA.

Segundo Darboe, Wandifa foi libertado pela NIA a 19 de Setembro de 2006, mas não Kanyiba.

O responsável do UDP foi detido para o isolar durante a campanha eleitoral para as presidenciais de 2006, porque ele (Kanyi) tinha capacidades formidáveis de mobilizar os jovens, disse.

O chefe do UDP lembrou igualmente que o antigo ministro do Interior, Babucar Jatta, reconheceu a sua responsabilidade na detenção de Kanyiba e Ousman Jatta.