Secretária de Estado norte-americana esperada na RD Congo

Secretária de Estado norte-americana esperada na RD Congo

 

hillaryclinton.jpgA secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, é aguardada na próxima semana na República Democrática do Congo (RDC) no quadro dum périplo africano, visando sublinhar o compromisso dos Estados Unidos de colaborar com os Governos e as forças vivas do continente africano, anuncia um comunicado do Departamento de Estado norte-americano.

A visita de Hilary Clinton consubstanciar-se-á na ligação entre o investimento e o crescimento económico, bem como a oportunidade única oferecida aos países africanos com base na lei sobre o Crescimento e Possibilidades de Negócios em África (AGOA) de 2000, indica o comunicado.

Esta lei, AGOA, permite aos países mais pobres do continente africano exportar produtos sem pagar taxas aduaneiras para os Estados Unidos.

Além da RDC, Hillary Clinton deslocar-se-á igualmente ao Quénia, à África do Sul, a Angola, à Nigéria, à Libéria e a Cabo Verdem de acordo com a mesma fonte.

A secretária de Estado norte- americana, Hillary Clinton, visitará  também Cabo Verde de 13 a 14 de Agosto deste ano no âmbito do seu primeiro périplo por sete países africanos, apurou a PANA quinta-feira de fonte oficial.

No centro das discussões entre a chefe da diplomacia americana e as autoridades cabo-verdianas estarão as relações comerciais bilaterais, e o envolvimento da diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos nas economias e nos processos de desenvolvimento dos dois países.

Será igualmente analisada a questão da segurança e do narcotráfico no Atlântico Médio e o envolvimento e o papel da mulher no desenvolvimento das economias em África.