Peritos da União Europeia (UE) vão deslocar-se, nos próximos dias, à Somália

Peritos da União Europeia (UE) vão deslocar-se, nos próximos dias, à Somália

 

somaliapiratas.jpgO propósito é treinar as forças de segurança deste país na luta contra a pirataria e o terrorismo, soube terça-feira a imprensa de fonte oficial em Bruxelas. A decisão desta missão de formação foi tomada segunda-feira em Bruxelas durante uma reunião do Conselho de Ministros europeus dos Negócios Estrangeiros.

O seu anúncio foi feito em conferência de imprensa, no termo da reunião, pelo alto representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Javier Solana. Solana indicou que a missão vai operar em estreita colaboração com a operação Atalante, a força naval europeia encarregue da luta contra a pirataria marítima no Oceano Índico.

Embarcações de guerra e aviões de supervisão fornecidos por vários Estados da UE participam, desde Dezembro último, na operação Atalante.

Esta operação permitiu proteger os navios do Programa Alimentar Mundial (PAM) que transportam víveres, medicamentos e outros socorros destinados às populações deslocadas da Somália, palco de violentos combates entre grupos rebeldes e forças governamentais.

Além disso, a fragata "Louise-Marie" da Marinha belga vai juntar-se, em Setembro próximo, à força naval europeia da operação Atalante no Oceano Índico.