Bacai Sanhá vence segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau

Bacai Sanhá vence segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau

 

malambacaisanha.jpgO candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), Malam Bacai Sanhá, venceu a segunda volta das eleições presidenciais de domingo na Guiné-Bissau, foi oficialmente anunciado quarta-feira em Bissau.

Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), Bacai Sanhá obteve 224 mil 259 votos (63,31 por cento) contra 129 mil 963 (36,69) de Koumba Yalá, apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS, oposição).

Esta votação encerra assim o processo eleitoral aberto com a morte do Presidente João Bernardo "Nino" Vieira em Março deste ano.

Os dois políticos confrontaram-se, pela primeira vez, durante as eleições presidenciais de 1999/2000 quando Koumba Yalá venceu a segunda volta com mais de 70 por cento dos votos.

As missões de observadores internacionais que acompanharam o escrutínio elogiaram o ambiente ordeiro e calmo em que decorreu o segundo sufrágio amplamente descrito como "livre e transparente".

A União Europeia (UE), que esteve representada por 16 observadores felicitou, o povo da Guiné-Bissau pela sua participação "ordeira e calma" nesta segunda volta do escrutínio presidencial.

Num comunicado distribuído terça-feira, em Bruxelas, a UE considera que o povo da Guiné-Bissau marcou assim a sua dedicação ao processo democrático "no contexto dum clima político extremamente sensível".

Por isso, apela a todos os partidos políticos para respeitar os resultados proclamados pela CNE e utilizar as instâncias competentes para qualquer contestação.