Mais de 70 mil crianças em perigo de morte na Somália.

Mais de 70 mil crianças em perigo de morte na Somália.

 criancas na somalia.jpgMais de 70 mil crianças vítimas da desnutrição aguda correm um perigo de morte por causa dos confrontos armados prevalecentes na Somália, revelou um comunicado do Governo somali.

Estes menores fazem parte dum universo de 285 crianças afectadas pela crise humanitária na Somália, de acordo com a mesma fonte.

O país está confrontado com a sua pior crise humanitária desde há décadas, na sequência de longos meses de combates em Mogadíscio, a capital, e noutras partes do país, aumentar os riscos de epidemias, diz a nota.

"As autoridades sanitárias somalis, com o apoio da comunidade internacional e de agências humanitárias, decidiram fornecer a cada criança somali os tratamentos e as medidas preventivas necessárias para garantir a sua sobrevivência e saúde", indica o texto.



As crianças são as que mais sofrem enquanto a Somália está confrontada com a sua pior crise humanitária desde há duas décadas, lê-se na nota.

De acordo com um recente relatório da Unidade de Análise sobre a Segurança Alimentar e Nutrição na Somália, cerca de 285 mil crianças menores de cinco anos de idade na Somália são desnutridas, dos quais 70 mil padecem duma desnutrição severa e correm o risco de morrer se não beneficiarem de um tratamento e de uma assistência adequados.

"No decurso do ano 2008, cerca de 10 mil crianças vítimas de desnutrição aguda receberam um tratamento médico e nutrimental em todas as regiões da Somália. Actualmente, cerca de 85 mil desnutridas recebem cada mês um tratamento, além dos 130 mil meninos vulneráveis beneficiárias de intervenções nutrimentais para prevenir a desnutrição aguda", indica o comunicado.