Nas pegadas de dom Bosco no campo da comunicação

Nas pegadas de dom Bosco no campo da comunicação

O cardeal secretário de Estado Tarcisio Bertone preside na tarde de quarta-feira 3 de Outubro, na Capela Paulina do Palácio Apostólico, à celebração eucarística por ocasião do septuagésimo quinto aniversário da presença dos salesianos no Vaticano.

Chamados por Pio XI para a direcção técnica e administrativa da Tipografia Poliglota e do «Osservatore Romano», os filhos espirituais de dom Bosco estão presentes entre os muros sagrados desde 2 de Agosto de 1937, exactamente três anos depois da canonização do fundador,que o Papa Ratti tinha conhecido pessoalmente em Turim-Valdocco, ficando impressionado pelo seu oratório e pela sua escola profissional. Por isso no passado dia 3 de Agosto teve lugar uma celebração análoga presidida pelo cardeal Raffaele Farina, arquivista e bibliotecário emérito da Santa Igreja Romana.

Na homilia de hoje o cardeal Bertone fala de «uma presença discreta e fiel» ressaltando a «missão peculiar» que «muitos dos religiosos desempenharam e continuam a realizar com constância e competência, em nome de dom Bosco», e «em espírito de obediência ao Papa». Uma presença laboriosa – acrescenta – que ressalta duas dimensões características do espírito salesiano: eclesial e laical.

Por seu lado, o cardeal Farina perguntara-se o que diria hoje o fundador da congregação à Igreja da aldeia global: «Querer-nos-ia fiéis – foi a resposta – ao nosso carisma no trabalho diário aqui no Vaticano, um sector vital e delicado da irradiação do ensinamento e da actividade da Santa Sé».

LR